Total de visualizações de página

sábado, 7 de maio de 2011

DIA das MÃES

A maioria das fontes é unânime acerca da idéia da criação de um Dia da Mãe. A idéia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. 

Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Fonte: Guia dos Curiosos (Marcelo Duarte) - Portugal


 MÃE em diversos idiomas 

Alemão - Mutter
Árabe  -   الأم     
Chinês -  母親
Francês - Mère
Hebreu  -  אמא  
Inglês - Mother
Italiano - Madre
Japonês  -  母  
Latim - Mater
        Polonês - Matka        
Russo -  Мать


 

 Homenagem às Mães MAQUINISTAS

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário